Publicações recentes:

Sobre

O Colibri é um serviço de colaboração Web que disponibiliza um ambiente propício para a realização de aulas e reuniões à distância. A plataforma é um ponto central de colaboração que permite realizar sessões de videoconferência com participantes de múltiplas instituições. Fornece um ambiente seguro e intuitivo que inclui ferramentas de gestão, partilha e gravação de sessões.

O Colibri fornece também um serviço de MCU virtual que tem como objectivo primário servir as entidades que possuem salas com terminais H.323 que necessitam do serviço MCU. No entanto, este serviço possui muito mais funcionalidades do que ser uma MCU H.323. Com este serviço é possível realizar videoconferências em múltiplas plataformas, podendo neste momento acomodar até 10 terminais H.323 em simultâneo (na plataforma), sendo o número de terminais em desktop e móvel limitado a 50 participantes (por sessão).

O serviço Colibri, funciona sobre a plataforma Zoom e está disponível nos seguintes sistemas:

Tipos de conta Zoom

Os tipos de conta Zoom utilizados na videoconferência Colibri são os seguintes:

Basic:

  • Reuniões com duração máxima de 40 minutos;
  • Até 100 participantes por sessão;
  • No final da reunião podem voltar a entrar no mesmo link/ID e continuarem por mais 40 minutos.

  • Os estudantes só possuem conta BASIC.

Pro/Licensed:

  • Reuniões sem duração máxima;
  • Até 300 participantes por sessão;
  • Possibilidade de gravação na cloud;
  • Polls;
  • Ligação a terminais de videoconferência (H.323);
  • Breakout rooms;

 

  • Apenas disponíveis para contas staff ou faculty.

Como ter acesso a uma conta PRO

O Colibri, trabalha com contas flutuantes, para todos os membros da rede RCTS. A contas Pro/Licensed são válidas até duas horas após ter sido realizado o login federado na plataforma. Caso não esteja em reunião duas horas após o login a sua conta irá ser reduzida para BASIC. Terá de voltar a proceder à autenticação, sempre que quiser moderar uma nova reunião.

Quando acede ao Zoom e se autentica com as suas credenciais da federação RCTSaai terá automaticamente acesso aos privilégios de uma conta Pro. Caso tal não aconteça, confirme em primeiro lugar se autenticou no Colibri/Zoom usando as mesmas credenciais que usa quando acede aos serviços da sua instituição. Caso o tenha feito e mesmo assim a sua conta continue como Basic, agradecemos que entre em contacto com o serviço COLIBRI, usando os contactos na página de contactos.

Descarregue o Tutorial do COLIBRI

Acesso ao Webinar

O serviço Colibri fornece ainda a possibilidade de requisição de Webinars no âmbito de um projeto piloto com duração até ao final de dezembro de 2020.

A componente do serviço Webinar é dedicada a eventos online dirigidos para grandes audiências, pelo que deverá ser apenas solicitado para eventos, que tenham como requisito um mínimo de 300 participantes. O licenciamento atual permite uma lotação máxima de 1000 participantes em cada webinar.

As requisições do serviço encontram-se sujeitas a uma análise e aprovação da nossa equipa de suporte e as reservas poderão ser condicionadas pela tipologia do evento, disponibilidade de licenciamento e/ou reservas previamente agendadas.

História

Criado em 2013, o COLIBRI v2, denominado de COLIBRI Webconference, foi um serviço de Colaboração WEB baseado na ferramenta Adobe Connect, o qual disponibilizava um conjunto de funcionalidades que permitiam a realização de web-conferências entre dispositivos compatíveis com a tecnologia Flash. 

Em 2016, foi introduzida a componente de serviço COLIBRI Videoconference a qual apresentava um serviço de MCU virtual baseado na plataforma Zoom, com o intuito de substituir a primeira versão do Colibri.

Em 2017 a componente COLIBRI Webconference foi desactivada. O Colibri foi actualizado para a terceira versão, passando a utilizar como base apenas a plataforma Zoom.