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Perguntas frequentes

FAQS
Encontre facilmente respostas às suas perguntas sobre o Colibri, a aplicação zoom e quais os melhores equipamentos.
Como agendar uma reunião no site do Colibri?

Para agendar uma reunião basta seleccionar a opção as minhas reuniões no menu de navegação e depois carregar no botão Agendar uma Nova Reunião. Se ainda não estiver autenticado terá de o fazer usando as suas credenciais da federação RCTSaai.

Para mais informações consulte a página de ajuda Zoom.

Como me devo autenticar na aplicação Zoom?

Para se autenticar na aplicação Zoom deve proceder da seguinte forma:

  1. Abrir a aplicação,
  2. Escolher a opção Sign In,
  3. Escolher a opção Sign In With SSO (nos botões do lado direito),
  4. No campo abaixo de “Enter your company domain” colocar videoconf-colibri (em linux deve também acrescentar .zoom.us)
  5. Carregar no botão “Continue“.
  6. Será reencaminhado para a página de selecção da instituição onde deverá seleccionar a sua instituição e autenticar-se com as suas credênciais da federação RCTSaai.

Para mais informações consulte a secção sobre a autenticação na aplicação Zoom

Como agendar uma reunião usando a aplicação Zoom?

Para agendar uma reunião usando a aplicação Zoom deve abrir a aplicação e proceder do seguinte modo:

  1. Autenticar-se conforme as instruções em como me devo autenticar na aplicação Zoom e depois carregar no botão Schedule.
  2. Inserir os detalhes da reunião e carregar em “Schedule“.

Para mais informações consulte a página de ajuda Zoom.

Quais são as diferenças entre conta BASIC, PRO ou WEBINAR?

Os tipos de conta Zoom utilizados na videoconferência Colibri são os seguintes:

Basic:

Reuniões com duração máxima de 40 minutos;

Até 100 participantes por sessão;

Os estudantes só possuem conta BASIC.

 

Pro/Licensed:

Reuniões sem duração máxima;

Até 300 participantes por sessão;

Possibilidade de gravação na cloud;

Polls;

Ligação a terminais de videoconferência (H.323);

Breakout rooms;

Apenas disponíveis para contas staff ou faculty.

Webinar:

Apenas por requisição;

Acima dos 300 participantes até 1.000 por sessão;

Possibilidade de gravação na cloud;

Polls;

Q&As

Sala de treino;

Apenas disponíveis para contas staff ou faculty.

Através desta tabela comparativa, consegue analisar as diferentes entre estas três contas.

A minha conta Zoom é do tipo Basic, como posso ter uma conta Pro?

As contas Pro só estão disponíveis para contas do tipo staff ou faculty.

Para garantir que a sua conta Zoom seja Pro deve autenticar-se usando as suas credenciais da federação RCTSaai , tanto no site Zoom como na aplicação. Siga estes passos disponíveis no tutorial COLIBRI.

Sou estudante e não consigo ter conta PRO

Os estudantes só podem usufruir do licenciamento BASIC, tendo em conta o número elevado de utilizações diárias do serviço.

Podem reunir com até 100 participantes durante 40 minutos. No final dessa sessão, devem sair e voltar a entrar no mesmo link/ID.

Como saber de que tipo é a minnha conta?

O serviço Colibri é um serviço que requer a autenticação do utilizador por parte da federação RCTSaai.

O processo de autenticação é realizado por si, no servidor da sua instituição, usando as credenciais que usa normalmente na rede noutros serviços internos como o e-mail, a intranet da sua instituição ou quando acede à rede wireless eduroam.

De forma a ver de que tipo é a sua conta, clique aqui. Umavez autenticado, irá aparecer toda a informação sobre a sua conta. No campo affiliation aparecer de que tipo é a sua conta (students, staff ou faculty) .

Ocorreu um erro enquanto você tentava fazer login com SSO

Quando aparece este mensagem de erro, significa que anteriormente entrou com o seu email institucional no site da ZOOM. Terá de desassociar o seu email dessa conta, seguindo estes passos:

  1. Entrar em ZOOM.US;
  2. Ir ao seu perfil;
  3. No campo de email, deverá editar a conta, colocando um email pessoal (fora da sua instituição);
  4. Validar essa conta de email com esse perfil (irá receber um email da Zoom a validar o processo)
  5. O seu email instituicional, já está disponível para entrar e autenticar correctamente em colibri.fccn.pt

Confirme o seu endereço de e-mail
Quando faz a autenticação no serviço Colibri e aparece-lhe a mensagem: “Confirme o seu endereço de e-mail”. Deverá contactar o departamento informático da sua Instituição de forma a que eles corrijam o seu perfil de utilizador no sistema.

Não consigo adicionar CO-HOSTs

Quando estou a tentar adicionar um CO-HOST (anfitrião alternativo) na minha reunião, aparece uma mensagem não é um usuário pago”.

Deverá solicitar a esse utilizador que faça a autenticação no serviço Colibri, de forma a passar a ser um utilizador PRO, nesse instante. Só assim é que irá conseguir adicioná-lo como  CO-HOST (anfitrião alternativo).

Opção bloqueada pelo administrador

A maior parte das opções das configurações têm a possibilidade de ser editadas, pelo próprio utilizador: activar (modo azul) ou desactivar (modo cinza).

As opções com a nota: “Bloqueado pelo administrador”, estão activas por defeito. Deste modo, essa funcionalidade estará sempre disponível.

Como adicionar legendas numa reunião

Sendo o owner da sessão, poderá adicionar legendas à sua reunião, através de uma plataforma online gratuita. Saiba como através do nosso tutorial  – Legendas em tempo real numa reunião.