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Perguntas frequentes

Encontre facilmente respostas às suas perguntas sobre o Colibri, a aplicação zoom e quais os melhores equipamentos.

Como agendar uma reunião no site do Colibri?

Para agendar uma reunião basta seleccionar a opção as minhas reuniões no menu de navegação e depois carregar no botão Agendar uma Nova Reunião. Se ainda não estiver autenticado terá de o fazer usando as suas credenciais da federação RCTSaai.

Para mais informações consulte a página de ajuda Zoom.

Como me devo autenticar na aplicação Zoom?

Para se autenticar na aplicação Zoom deve proceder da seguinte forma:

  1. Abrir a aplicação,
  2. Escolher a opção Sign In,
  3. Escolher a opção Sign In With SSO (nos botões do lado direito),
  4. No campo abaixo de “Enter your company domain” colocar videoconf-colibri (em linux deve também acrescentar .zoom.us)
  5. Carregar no botão “Continue“.
  6. Será reencaminhado para a página de selecção da instituição onde deverá seleccionar a sua instituição e autenticar-se com as suas credênciais da federação RCTSaai.

Para mais informações consulte a secção sobre a autenticação na aplicação Zoom

Como agendar uma reunião usando a aplicação Zoom?

Para agendar uma reunião usando a aplicação Zoom deve abrir a aplicação e proceder do seguinte modo:

  1. Autenticar-se conforme as instruções em como me devo autenticar na aplicação Zoom e depois carregar no botão Schedule.
  2. Inserir os detalhes da reunião e carregar em “Schedule“.

Para mais informações consulte a página de ajuda Zoom.

Como agendar um Webinar?

O serviço Colibri fornece a possibilidade de requisição de Webinars. Este serviço encontra-se disponível através de uma requisição para as instituições aderentes à RCTS (Rede Ciência Tecnologia e Sociedade).

A componente do serviço Webinar é dedicada a eventos online dirigidos para grandes audiências, pelo que deverá ser apenas solicitado para eventos, que tenham como requisito um mínimo de 300 participantes. O licenciamento atual permite uma lotação máxima de 1000 participantes em cada webinar.

As requisições do serviço encontram-se sujeitas a uma análise e aprovação da nossa equipa de suporte e as reservas poderão ser condicionadas pela tipologia do evento, disponibilidade de licenciamento e/ou reservas previamente agendadas.

Pode fazer a requisição em: videoconf-colibri.fccn.pt/utils/user/webinar

Quais são as diferenças entre conta BASIC, PRO ou WEBINAR?

Os tipos de conta Zoom utilizados na videoconferência Colibri são os seguintes:

Basic:

Reuniões com duração máxima de 40 minutos;

Até 100 participantes por sessão;

Os estudantes só possuem conta BASIC.

 

Pro/Licensed:

Reuniões sem duração máxima;

Até 300 participantes por sessão;

Possibilidade de gravação na cloud;

Polls;

Ligação a terminais de videoconferência (H.323);

Breakout rooms;

Apenas disponíveis para contas staff ou faculty.

Webinar:

Apenas por requisição;

Acima dos 300 participantes até 1.000 por sessão;

Possibilidade de gravação na cloud;

Polls;

Q&As

Sala de treino;

Apenas disponíveis para contas staff ou faculty.

Através desta tabela comparativa, consegue analisar as diferentes entre estas três contas.

Sou estudante e não consigo ter conta PRO

Os estudantes só podem usufruir do licenciamento BASIC, tendo em conta o número elevado de utilizações diárias do serviço.

Podem reunir com até 100 participantes durante 40 minutos. No final dessa sessão, devem sair e voltar a entrar no mesmo link/ID.

Como saber de que tipo é a minha conta?

O serviço Colibri é um serviço que requer a autenticação do utilizador por parte da federação RCTSaai.

O processo de autenticação é realizado por si, no servidor da sua instituição, usando as credenciais que usa normalmente na rede noutros serviços internos como o e-mail, a intranet da sua instituição ou quando acede à rede wireless eduroam.

De forma a ver de que tipo é a sua conta, clique aqui. Umavez autenticado, irá aparecer toda a informação sobre a sua conta. No campo affiliation aparecer de que tipo é a sua conta (students, staff ou faculty) .

Quanto tempo fica disponível a minha gravação na cloud?

Através do serviço Colibri é possível gravar as reuniões Zoom na Cloud.

Estas gravações ficam disponíveis para consulta e download até 30 dias após a data de gravação.

As gravações podem ser consultadas e geridas na página de gravações Zoom

Para evitar perder a sua gravação, transfira para o Educast. Saiba como neste tutorial.

Erro: "Ocorreu um erro enquanto você tentava fazer login com SSO"

Quando aparece esta mensagem de erro, significa que anteriormente entrou com o seu e-mail institucional no site da ZOOM. Terá de apagar essa conta, seguindo estes passos:

  1. Inicie sessão no portal web do Zoom com o seu e-mail institucional.
  2. No menu de navegação, clique em Gerenciamento de conta e, em seguida, em Perfil da conta.
  3. Clique em Encerrar minha conta.
  4. Clique em Sim para confirmar se você deseja encerrar a sua conta Zoom. Isso excluirá sua conta Zoom permanentemente.
  5. Você será redirecionado para a página inicial do Zoom e será exibida uma mensagem informando que sua conta foi encerrada com sucesso.

Nota: Após este passo o utilizador já poderá aceder ao serviço colibri: colibri.fccn.pt e realizar a autenticação federada no serviço.

Erro: "Você está iniciando sessão em uma conta Zoom que é diferente da sual atual"

Quando aparece esta mensagem de erro, significa que anteriormente entrou com o seu e-mail institucional no site da ZOOM. Terá de apagar essa conta, seguindo estes passos:

  1. Inicie sessão no portal web do Zoom com o seu e-mail institucional.
  2. No menu de navegação, clique em Gerenciamento de conta e, em seguida, em Perfil da conta.
  3. Clique em Encerrar minha conta.
  4. Clique em Sim para confirmar se você deseja encerrar a sua conta Zoom. Isso excluirá sua conta Zoom permanentemente.
  5. Você será redirecionado para a página inicial do Zoom e será exibida uma mensagem informando que sua conta foi encerrada com sucesso.

Nota: Após este passo o utilizador já poderá aceder ao serviço colibri: colibri.fccn.pt e realizar a autenticação federada no serviço

Screenshot site colibri com erro: Você está iniciando sessão em uma conta Zoom que é diferente da sua atual

Erro: "Confirme o seu endereço de e-mail"

Quando faz a autenticação no serviço Colibri e aparece-lhe a mensagem: “Confirme o seu endereço de e-mail”. Deverá contactar o departamento informático da sua Instituição de forma a que eles corrijam o seu perfil de utilizador no sistema.

Não consigo adicionar CO-HOSTs

Quando estou a tentar adicionar um CO-HOST (anfitrião alternativo) na minha reunião, aparece uma mensagem não é um usuário pago”.

Deverá solicitar a esse utilizador que faça a autenticação no serviço Colibri, de forma a passar a ser um utilizador PRO, nesse instante. Só assim é que irá conseguir adicioná-lo como  CO-HOST (anfitrião alternativo).

Opção bloqueada pelo administrador

A maior parte das opções das configurações têm a possibilidade de ser editadas, pelo próprio utilizador: activar (modo azul) ou desactivar (modo cinza).

As opções com a nota: “Bloqueado pelo administrador”, estão activas por defeito. Deste modo, essa funcionalidade estará sempre disponível.

Como adicionar legendas numa reunião

A Zoom tem uma variedade de opções para a criação de legendas virtuais em Zoom meetings e webinars, as quais fornecem legendas para videoconferências. Estas opções podem ser habilitadas e utilizadas pelos participantes para acompanhar com facilidade as conversas ou para atender as exigências de acessibilidade.

Consulte o seguinte artigo de ajuda da Zoom para obter mais informações.