Perguntas frequentes
FAQS
Como agendar uma reunião no site do Colibri?
Para agendar uma reunião basta seleccionar a opção as minhas reuniões no menu de navegação e depois carregar no botão Agendar uma Nova Reunião. Se ainda não estiver autenticado terá de o fazer usando as suas credenciais da federação RCTSaai.
Para mais informações consulte a página de ajuda Zoom.
Como me devo autenticar na aplicação Zoom?
Para se autenticar na aplicação Zoom deve proceder da seguinte forma:
- Abrir a aplicação,
- Escolher a opção “Sign In“,
- Escolher a opção “Sign In With SSO“ (nos botões do lado direito),
- No campo abaixo de “Enter your company domain” colocar videoconf-colibri (em linux deve também acrescentar .zoom.us)
- Carregar no botão “Continue“.
- Será reencaminhado para a página de selecção da instituição onde deverá seleccionar a sua instituição e autenticar-se com as suas credênciais da federação RCTSaai.
Para mais informações consulte a secção sobre a autenticação na aplicação Zoom
Como agendar uma reunião usando a aplicação Zoom?
Para agendar uma reunião usando a aplicação Zoom deve abrir a aplicação e proceder do seguinte modo:
- Autenticar-se conforme as instruções em como me devo autenticar na aplicação Zoom e depois carregar no botão Schedule.
- Inserir os detalhes da reunião e carregar em “Schedule“.
Para mais informações consulte a página de ajuda Zoom.
Quais são as diferenças entre conta BASIC, PRO ou WEBINAR?
Os tipos de conta Zoom utilizados na videoconferência Colibri são os seguintes:
Basic:
Reuniões com duração máxima de 40 minutos;
Até 100 participantes por sessão;
Os estudantes só possuem conta BASIC.
Pro/Licensed:
Reuniões sem duração máxima;
Até 300 participantes por sessão;
Possibilidade de gravação na cloud;
Polls;
Ligação a terminais de videoconferência (H.323);
Breakout rooms;
Apenas disponíveis para contas staff ou faculty.
Webinar:
Apenas por requisição;
Acima dos 300 participantes até 1.000 por sessão;
Possibilidade de gravação na cloud;
Polls;
Q&As
Sala de treino;
Apenas disponíveis para contas staff ou faculty.
Através desta tabela comparativa, consegue analisar as diferentes entre estas três contas.
A minha conta Zoom é do tipo Basic, como posso ter uma conta Pro?
As contas Pro só estão disponíveis para contas do tipo staff ou faculty.
Para garantir que a sua conta Zoom seja Pro deve autenticar-se usando as suas credenciais da federação RCTSaai , tanto no site Zoom como na aplicação. Siga estes passos disponíveis no tutorial COLIBRI.
Sou estudante e não consigo ter conta PRO
Os estudantes só podem usufruir do licenciamento BASIC, tendo em conta o número elevado de utilizações diárias do serviço.
Podem reunir com até 100 participantes durante 40 minutos. No final dessa sessão, devem sair e voltar a entrar no mesmo link/ID.
Como saber de que tipo é a minnha conta?
O serviço Colibri é um serviço que requer a autenticação do utilizador por parte da federação RCTSaai.
O processo de autenticação é realizado por si, no servidor da sua instituição, usando as credenciais que usa normalmente na rede noutros serviços internos como o e-mail, a intranet da sua instituição ou quando acede à rede wireless eduroam.
De forma a ver de que tipo é a sua conta, clique aqui. Umavez autenticado, irá aparecer toda a informação sobre a sua conta. No campo affiliation aparecer de que tipo é a sua conta (students, staff ou faculty) .
Ocorreu um erro enquanto você tentava fazer login com SSO
Quando aparece este mensagem de erro, significa que anteriormente entrou com o seu email institucional no site da ZOOM. Terá de desassociar o seu email dessa conta, seguindo estes passos:
- Entrar em ZOOM.US;
- Ir ao seu perfil;
- No campo de email, deverá editar a conta, colocando um email pessoal (fora da sua instituição);
- Validar essa conta de email com esse perfil (irá receber um email da Zoom a validar o processo)
- O seu email instituicional, já está disponível para entrar e autenticar correctamente em colibri.fccn.pt
Confirme o seu endereço de e-mail
Não consigo adicionar CO-HOSTs
Quando estou a tentar adicionar um CO-HOST (anfitrião alternativo) na minha reunião, aparece uma mensagem “não é um usuário pago”.
Deverá solicitar a esse utilizador que faça a autenticação no serviço Colibri, de forma a passar a ser um utilizador PRO, nesse instante. Só assim é que irá conseguir adicioná-lo como CO-HOST (anfitrião alternativo).
Opção bloqueada pelo administrador
A maior parte das opções das configurações têm a possibilidade de ser editadas, pelo próprio utilizador: activar (modo azul) ou desactivar (modo cinza).
As opções com a nota: “Bloqueado pelo administrador”, estão activas por defeito. Deste modo, essa funcionalidade estará sempre disponível.
Como adicionar legendas numa reunião
Sendo o owner da sessão, poderá adicionar legendas à sua reunião, através de uma plataforma online gratuita. Saiba como através do nosso tutorial – Legendas em tempo real numa reunião.