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Alterações no serviço Colibri

Mai 14, 2025 | Noticias

O serviço Colibri consiste numa solução de colaboração online (webconference). O serviço disponibiliza, atualmente, o acesso a licenciamento Zoom Pro, que permite: realizar sessões de videoconferência (webconference) com mais de 40 minutos; reservar webinars para eventos de maior dimensão; integrar com terminais (H.323/SIP); gravar e disponibilizar as sessões na cloud.

O serviço disponibilizado tem estado baseado num regime de utilizadores flutuantes. No entanto, esta forma de gestão de licenciamento deixou de ser suportada pela Zoom.

Com o fim do contrato atual, iniciou-se atempadamente um processo de negociações, que durou cerca de um ano e no qual foram feitos todos os esforços por parte da equipa da FCCN, diretamente com os responsáveis da Zoom na Europa. No entanto a Zoom manteve uma posição irredutível, alinhada com a nova política de utilização do serviço.

Manter o Colibri com as funcionalidades atuais, neste novo contexto, implicaria um aumento de custos que não é possível acomodar no orçamento da FCCN, serviços digitais da FCT.

O licenciamento Zoom Pro (webconference) do Colibri, será descontinuado a partir de 28 de julho de 2025.

As principais alterações no serviço são o fim do acesso ao licenciamento Pro; fim de acesso a licenças Pro fixas nas salas de videoconferência das instituições aderentes; fim do acesso à integração com terminais H.323 e SIP.

O Colibri irá manter-se depois dessa data, com as seguintes funcionalidades:

  • Sessões de Zoom webconference com duração máxima de 40 minutos;
  • Zoom webinars para eventos dirigidos a mais de 300 participantes, sem limitações de tempo.

Foram estudadas soluções alternativas à Zoom. No entanto, atendendo à maturidade do mercado de webconference, foi decidido não incorporar no serviço Colibri outra solução.

Para colmatar esta alteração, existem soluções open-source alternativas disponíveis, como: BigBlueButton, eduMEET, Jitsi, etc.
Existem ainda opções comerciais, como: Adobe Connect, Cisco Webex, Dialpad, Google Meet, GoTo Meeting, Microsoft Teams, Ringcentral, Zoho Meeting, Zoom, etc.

Agradecemos a vossa atenção. Em caso de alguma questão ou constrangimento das vossas equipas, estamos disponíveis para colaborar e ajudar a encontrar uma solução.

Pretendemos realizar as alterações ao serviço de forma planeada e estruturada, para minimizar o impacto da mudança na comunidade académica, garantindo um suporte adequado durante a transição. Desta forma,  pretende-se que  as instituições tenham tempo para  transitar para outras soluções existentes, open-source ou comerciais, que se adaptem às suas necessidades.

Reiteramos a disponibilidade das nossas equipas para a fase de transição.